“Susie Q” – Dale Hawkins (1957)

dale5

Para os fãs do rock & roll, Dale Hawkins, The Rock’n’Roll Tornado, tem uma carreira interessante, sendo um dos grandes cantores do rockabilly do Sul dos Estados Unidos, e atípico por ser de Louisiana. Mas para o mercado da música ele não apenas é um one-hit wonder, como tem em seu único sucesso uma canção que transcende as fronteiras do rock e das décadas.

“Susie Q” é criação de Hawkins e de seu guitarrista na época, o ainda desconhecido James Burton. A gravação do single ocorreu em data desconhecida de 1957 no estúdio da KWKH Radio em Shreveport, Louisiana. Nesta versão original do clássico, é o insistente cowbell do baterista Ronnie Lewis que chama a atenção, para só depois entrarem o patenteado riff da guitarra de Burton, os backing vocals que introduzem “oh, Susie Q!” e o vocal rasgado de Dale Hawkins.

“Susie Q” foi lançada em single pelo selo Checker (pertencente à Chess Records) de Chicago, ainda em 1957, e atingiu a posição número 27 na parada pop da Billboard, grande feito para aquele garoto do Sul, e que em termos de sucesso comercial seria seu único.

Dale Hawkins nasceu em 1936, em Goldmine, Louisiana.
Vindo de uma família de músicos de hillbilly e colhedores de algodão, ele descobriu nas jukeboxes os sons de bluesmen como Lonnie Johnson, Howlin’ Wolf e Guitar Slim, e as maravilhas da Chess Records. Trabalhou em uma loja de discos em Shreveport e ali os contatos foram feitos até que ele conseguiu enviar aos irmãos Chess, em Chicago, sua gravação de “See You Soon Baboon”, resposta a “See You Later Alligator”, sucesso do rhythm and blues. Eles lançaram “Baboon” pelo selo Checker como o primeiro single de Hawkins. Mas foi quando ele e James Burton souberam que tinham algo realmente ganchudo em “Susie Q” que as chances de sucesso ficaram mais claras. E enquanto os irmãos Chess demoravam a lançar no mercado a música, Jerry Wexler, um dos cabeças da Atlantic Records, avisou que se eles não a quisessem, a Atlantic a queria. Pouco depois sairia o hoje ultra-clássico Checker 863, com “Susie Q” no lado A (e “Don’t you treat me this way” no lado B), e o sucesso do compacto tornaria viável o lançamento do LP Oh! Suzy-Q (note a grafia diferente no título), desta vez pelo próprio selo Chess, tudo ainda naquele 1957.

“Susie Q” herdou seu nome de um passo da dança, lindy hop, dos anos 30, uma das danças que geraram o rock’n’roll. A música foi regravada pelos Rolling Stones em 1964 e foi um enorme sucesso com o Creedence Clearwater Revival em 1968.
James Burton é um dos grandes guitarristas americanos. Após seu período com Hawkins, tocou com Rick Nelson de 1958 a 1964, e foi o guitarrista de Elvis desde 1969 até a morte do Rei.

Dale Hawkins continuou ocasionalmente com sua carreira ao longo das décadas, e lançou seu álbum mais recente em 2007.

Texto de Ricardo Alpendre
Matéria originalmente publicada na revista poeira Zine número 19.
Para saber mais clique no www.poeirazine.com.br

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Nunca ouvi nenhuma menção confiável acerca da origem desse título (“Suzie Q”) e não acredito nessa estória de “passo de dança dos anos 30”. Isso é pura cascata. E contesto, porque a letra da música fala de uma mulher. Não é de um poasso de dança, nem de cachorrinhos, nem de um balde d’água… é de uma mulher! Presumo que seja sobre a Suzie Quatro, uma cantora norte-americana mas só que poderia revelar isso são os próprios caras do Creedence. Quem se atreve a perguntar deles e depois voltar aqui pra me contar a VERDADE DOS FATOS?

    Responder

    • Eduardo, que comentário genial! Valeu a pena esperar quase sete anos até que alguém viesse comentar este post! Essas pessoas ficam escrevendo cascatas sobre as quais nunca ouvimos falar… Se nunca ouvimos falar, não existem!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: