Ronnie & The Prophets, e o topete de Ronnie James Dio…

Ronnie_the_Prophets

Do que se trata?
É uma das primeiras bandas de Ronnie James Dio (seu verdadeiro nome: Ronald James Padavona), que trazia além dele no baixo e vocais, Dick Bottoff na guitarra, Nick Pantas na guitarra e Tom Rogers na bateria. Muitos que começaram a curtir o Dio em sua carreira solo nos anos 80, ou mesmo no Rainbow e no Sabbath, nem imaginam que desde 1957 (!) ele vem atuando no ramo musical. Longe de ser um simples vocalista, Dio já tocou baixo, trompete e piano e gravou discos e compactos no melhor estilo Doo Wop, Soul, R&b, Pop e Rockabilly.


Como tudo começou?

Em 1957, Ronnie James Dio e o guitarrista Nick Pantas formaram o The Vegas Kings. Depois mudaram o nome para Ronnie and The Humblers, depois Ronnie and The Red Caps e por último Ronnie Dio and The Prophets.

E o Som?
Era aquela coisa meio brega-romântica do final dos anos 50 / início dos 60. Então não espere ouvir algo como “Holy Diver” ou “The Last In Line”. Dio e seus profetas compunham temas próprios e executavam standarts da música pop, rock e soul da época, como “I Left My Heart In San Francisco”, “Red Top”, “Great Balls Of Fire”, “The Way Of Love” e “Say You’re Mine Again”.

O que aconteceu depois?
A banda durou até o outono de 1967. Dio e Pantas seguiram em frente e formaram o The Electric Elves, que depois encurtou o nome para The Elves. Tudo acabou em 1970, depois da morte de Nick Pantas em um trágico acidente automobilístico envolvendo toda a banda.

Curiosidades do período
Dio tinha verdadeira adoração pelas bandas vocais femininas produzidas pelo lendário Phil Spector, como as Ronnetes. Não é a toa que várias gravações dos Prophets contam com backing vocals femininos.

Onde eu acho?

A banda lançou muitos compactos, porém LP apenas um: Dio At Domino’s, gravado ao vivo no Domino’s Restaurant (isso mesmo, em um restaurante!), Cortland, NY, USA, em 24 de fevereiro de 1963.

Texto de Bento Araújo
Matéria originalmente publicada na revista poeira Zine número 11.
Para saber mais clique no www.poeirazine.com.br

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Vou correr atrás de escutar essa fase do Dio que não conheço. O ELF é muito bom, mas acho que o som dessa fase aí deve ser bem diferente, pelo visual dos caras e pela época em que gravaram ja da para perceber a diferença.

    Responder

  2. Fala, Demian! Blz?

    Então, o Dio é o primeiro da esquerda p/ direita. Hehe….engraçado, né?!

    Abraço!

    Responder

  3. Posted by Demian on 21/05/2009 at 1:31

    Mas quem é o Dio na foto aí em cima? Sério, não reconheço…

    Responder

    • Posted by Roberto on 27/04/2011 at 16:50

      Grandes curiosidades! Fui garimpar material sobre Dio e encontrei em CD os álbuns do Elf. Muito legal saber sobre esse LP de 1967, vou procurar escutar também o Dio At Domino’s, super raridade!
      E a coluna, mais um grande trabalho do grande e lendário Bento! Parabéns!!!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: