Larks’ Tongues in Aspic (King Crimson)

King_Crimson_-_Larks_Tongues_In_Aspic-front

Conflito, contraste, força, misticismo, virtuosismo…tudo jogando a favor da música do King Crimson. Fripp chamou a formação anterior de datada, remodelou tudo, modernizou e colocou o rei escarlate novamente nos trilhos, seguindo uma linha ainda mais progressiva. É o melhor disco da banda? Se você ouvir direto vai dizer que é, pois o magnetismo dessa obra é algo indescritível. Começa e termina com a ousada faixa título, uma suíte com a guitarra fuzz de Fripp, o doce violino de Cross, a selvageria percussiva de Muir, os andamentos sagrados de Bruford e a pegada vigorosa de Wetton.

Na época do vinil, alguns fãs diziam que se você tocasse a faixa numa rotação mais rápida (45 rpm) o resultado final ficaria muito mais “musical”. Balela, a faixa nasceu perfeita. “Book Of Saturday” mostra como a aquisição de Wetton fez bem para o grupo – uma das melhores atuações de sua longa carreira.

Ouvir “Exiles” novamente me dá a coragem suficiente de afirmar que essa é a composição mais estranhamente bela e sublime que eu tomei conhecimento até agora. “Easy Money” pode ser chamada de um hit do grupo, apesar de seu peso e de suas complicações métricas, que se estendem à próxima faixa, “The Talking Drum”, um espetáculo de efeitos e sonoridades graves.

Prestando atenção na dinâmica disciplinada de Fripp e sua turma, Larks é um verdadeiro tônico revigorante para os ouvidos…

Texto de Bento Araújo
Matéria originalmente publicada na revista poeira Zine número 12.
Para saber mais clique no www.poeirazine.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: