#Capas Históricas# Free (1969)

free2

O segundo e mais psicodélico disco do Free mereceu uma arte gráfica à altura. Um dos favoritos da facção mais freak que acompanha o grupo, Free, o álbum, veio numa época de plena ascensão da banda inglesa, fato esse assimilado pelo desenhista e fotógrafo Ron Raffaelli.

Camarada de Hendrix e calejado de fotografar gente simples como Stones, Cream e Led, Raffaelli foi o sujeito que injetou sensualidade na imagem rude do Free.

A foto da garota, uma jovem de 18 anos chamada Linda Blair (não a do Exorcista), foi tirada no estúdio particular do artista, em Hollywood.

Raffaelli posicionou rampas e caixas de madeira para que a modelo pudesse pular, nua, de um lado para outro do estúdio enquanto ele (deitado no chão) acionava jogos de luzes e posicionava sua câmera fotográfica. Vários saltos foram realizados para que a foto ficasse perfeita. Depois desse primeiro passo, Raffaelli ressaltou a silhueta da garota através de um negativo da foto original e a adicionou, num primeiro momento, sobre um fundo branco. Desanimado com o resultado até então apático da imagem, o fotógrafo subiu no telhado do seu estúdio e registrou o céu californiano. O problema do fundo estava resolvido, mas a maior sacada foi preencher o corpo da garota com uma foto noturna, que deu um charme especial na capa.

Na parte interna da edição original do vinil gatefold, outra belíssima foto ilustra bem o espírito da época. A mesma modelo posa nua em uma paisagem árida, em volta a cubos ilustrados com os rostos dos integrantes da banda.
O forte sentimento de liberdade estava estampado gloriosamente no segundo trabalho do Free, exatamente como eles queriam.

Não é a toa que tal arte gráfica tornou-se uma das favoritas do lendário capista Storm Thorgerson, o mago do estúdio Hipgnosis.

Texto de Bento Araújo
Matéria originalmente publicada na revista poeira Zine número 14.
Para saber mais clique no www.poeirazine.com.br

free2in

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: