O que Zappa tinha a dizer sobre o Grand Funk…e vice versa…

grandfunkzappa

Zappa produziu o disco Good Singin’ Good Playin’ do Grand Funk Railroad… Mas o que ele saiu dizendo por aí a respeito dessa parceria?

“Eu confesso que nunca tinha ouvido nada deles…só lia muitas críticas desfavoráveis nas revistas…Nos encontramos e cheguei a conclusão: que caras legais! Cantam bem e tocam bem (nota: dessa declaração de Zappa saiu o nome do álbum)”
(Creem – setembro de 1976)

“Foi realmente agradável produzir esses caras! Sempre que me relacionei com outras bandas nunca consegui criar um vínculo de amizade como o que tive com o pessoal do Grand Funk. Na maioria das vezes, as bandas famosas se levam muito a sério e não são nada interessantes…
Pra mim foi uma surpresa conhecer alguém do rock n’ roll que realmente é bacana. Eles possuem um ótimo senso de humor. Eles peidam entre eles e brincam de estilingue, ou seja, são caras com quem me identifico. Outro lance importante que temos em comum é o fato da crítica sempre publicar merda sobre nós. Eu também sempre passo por isso, então pode ter certeza que estarei sempre do lado deles…”
(Creem – setembro de 1976)

“Essa é a primeira vez que um álbum do GFR soa como eles mesmos. Se esse disco não representar uma visão pública do que eles significam é porque a América está definitivamente surda! Esse é o melhor disco de rock do ano…não existe faixa mediana nele. Eu apenas coloquei as coisas em seus devidos lugares quando fui requisitado. Fiz questão de me manter na onda deles. Cortei algumas coisas pois queria manter o alto nível do disco…”
(Circus – 1976)

“Todo mundo nessa banda sabe operar uma mesa de som. Que outra banda de rock pode fazer isso? A partir daí foi muito fácil trabalhar com eles. Falamos a mesma língua.”
(Creem – setembro de 1976)

E o que o pessoal Grand Funk disse sobre Zappa…

“Você tem que convir comigo que a combinação Zappa/Grand Funk, no aspecto visual, é realmente muito feia!”
Don Brewer (Creem – setembro de 1976)

“Ele era totalmente diferente do que a gente esperava. Pensávamos que Zappa era um puta doidão mas quando começamos a trabalhar juntos percebemos que ele era o cara mais careta do mundo! As únicas coisas em que era viciado era café e tabaco. Andava sempre com uma garrafa térmica para manter seu café quente!”
Mark Farner (Vintage Guitar – 1995)

“Nós sempre temos um conceito de como nossa música deve soar e ser gravada num estúdio. Sem dúvida alguma, Zappa foi o produtor que mais soube captar nosso som, por isso eu curto tanto o Good Singin’ Good Playin’”
Mel Schacher (MCA press release – 1976)

“Frank fez um trabalho incrível com a gente. Ele foi muito cuidadoso e fez questão de não impor seu estilo característico na nossa música. Ele sabia que isso seria um engano, tanto do nosso ponto de vista como do dele também. Eu o respeito muito por essa sábia decisão.”
Don Brewer (MCA press release – 1976)

“Zappa foi o melhor produtor que trabalhamos, um cara muito pé no chão e que tinha uma idéia muito estruturada sobre tudo. Ele trabalhou nosso som e o expandiu como ninguém tinha feito antes. Frank não alterava nada sem antes ter o nosso aval, era incrível como sugeria coisas que realmente tinham muito a ver com a gente. Pela primeira vez tivemos uma comunicação honesta com um produtor.”
Mark Farner (Creem – setembro de 1976)

Texto de Bento Araújo
Matéria originalmente publicada na revista poeira Zine número 12.
Para saber mais clique no www.poeirazine.com.br

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Jowzinha on 07/10/2009 at 16:07

    Pô, Frank Zappa é mto viajante e este blog tb!!!

    =**

    Responder

  2. Posted by Siqueira on 05/10/2009 at 18:50

    Cara, muito legal seu trabalho. O Blog está maravilhoso, o poeira cast nem se fala. Parabéns.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: