Extras pZ#29: Uriah Heep

Dois “boxes”, que puramente por questões de espaço, ficaram de fora da pZ 29…

Walking in Your Shadow

As harmonias vocais do Uriah Heep sempre foram um caso à parte. Dependendo do line-up, em algumas ocasiões o grupo contava com até cinco vozes simultâneas nos discos e nos shows. Quem relembrou exatamente isso foi o baixista da primeira formação da banda, Paul Newton:

“Muitas pessoas concordam que aquelas nossas tradicionais harmonias ‘em falseto’ foram uma enorme influência para muitas outras bandas que vieram depois da gente, como o Queen, por exemplo. O Heep foi o primeiro grupo a experimentar com esse tipo de coisa… Fomos a primeira banda de rock pesado a tocar boa música com bons vocais de apoio. Mesmo o Deep Purple não usava vocais de apoio nos shows… e o Zeppelin, mesmo sendo aquele arraso, ao vivo não contava com um vocal de apoio para a voz de Robert Plant. Esse lance vocal ficou forte entre a gente após a entrada de Ken Hensley na banda, com ele passamos a ter um segundo vocalista principal.”

Quem também se anima a falar sobre o assunto é Mick Box, que fez a seguinte declaração em exclusividade a poeira Zine: “No começo dos anos 70 nós fomos a primeira banda do rock pesado a utilizar as harmonias vocais como uma espécie de instrumento. Era algo muito poderoso, nossa marca registrada. Muitas bandas depois vieram utilizar esse mesmo conceito e isso é sensacional. Há muitos anos atrás, estávamos fazendo uma tour pela América e fomos convidados para participar de um programa de rádio, gravado ao vivo. No meio do bate papo e DJ nos deu parabéns pelo nosso novo single. Imediatamente eu respondi: ‘mas nós não temos nenhum novo single’. O DJ, espantando, falou: ‘ora, me refiro a este single’ e colocou “Run To The Hills” do Iron Maiden no ar (muitos risos)! Um outro DJ nos chamava de Beach Boys do Heavy Metal!”

Além do Queen, outra banda que se influenciou diretamente pelos vocais harmônicos em falsete do Uriah Heep foi o Sweet.

July Morning

Jimmy Page sempre usa uma expressão para definir a riqueza musical do Led Zeppelin: “Light and Shade”. Na verdade se trata das nuances pesadas e suaves que o Zeppelin sempre curtiu inserir em seus mais imponentes temas. Muitos outros hinos dos anos 70 também utilizaram essa fórmula (“Aqualung”, “Freebird”, “Child In Time”, etc.) e o Uriah tratou de usar exatamente isso numa de suas mais inesquecíveis canções.

“July Morning” surgiu no terceiro disco do grupo (Look At Yourself) e tornou-se um sucesso imediato não só entre os fãs da banda, mas também entre o público em geral. “July Morning” foi uma junção de duas ou até três diferentes canções.

Para deixar o final da canção ainda mais pomposo e elaborado, Gerry Bron sugeriu uma canja de Manfred Mann, que poderia demonstrar um pouco de uma novidade que ele estava usando, o Moog. Mann odiou o seu solo, mas Bron adorou, para desespero de Ken Hensley, que dizem as más línguas, ficou extremamente enciumado pelo fato de Bron trazer outro músico famoso da época para tocar teclados em sua composição. Essa rivalidade entre os dois (Hensley e Mann) foi reacendida tempos depois, durante um show na América, onde o Heep dividiu o palco com o Manfred Mann e foi vaiado pelos fãs do último. Furioso, Hensley deixou o palco em prantos…

Sucesso no mundo todo, no entanto, na Bulgária, “July Morning” tomou proporção gigantesca com a criação de um evento hippie de mesmo nome. Centenas de pessoas de todo o país viajam, geralmente de carona, para a costa de Black Sea no dia 30 de junho para conferir os primeiros raios de sol da manhã do primeiro dia de julho, a “july morning” propriamente dita. Além de celebrar a imortalidade da música do Uriah Heep, o evento marca o início das férias no país e o ápice do verão europeu.

Um mega especial com o Uriah Heep você confere na edição atual da revista poeira Zine (#29). Mais detalhes no www.poeirazine.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: